segunda-feira, 16 de março de 2009

SOBRE A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Profª MSc. Helena Cristina Lübke[1]
lena.cl@terra.com.br
hclubke@unerj.br




O grande objetivo do novo acordo ortográfico (já foram feitos três acordos oficiais, aprovados pelos países falantes: o de 1943, o de 1971 e o de 2009) entre os países que falam Língua Portuguesa – Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – é dar mais visibilidade ao idioma no cenário internacional, uma vez que a uniformização possibilitará maior inserção dos referidos países nos mercados mais desenvolvidos e o estabelecimento da língua portuguesa como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda, a ortografia padrão facilitará o intercâmbio cultural entre os países que falam português.
É importante salientar que o acordo prevê apenas a uniformização das duas ortografias atualmente em vigor (a brasileira e a portuguesa), isto é, do modo de escrever em português e não prevê a uniformização do idioma, pois nenhuma ortografia de nenhuma língua do mundo dá conta do fenômeno da variação, que é da própria natureza das línguas humanas.
O referido acordo tem muita importância porque o que interessa não é a reforma ortográfica em si, mas o papel político que o Brasil tem a desempenhar na comunidade lusófona. Portugal, infinitamente menos importante que o Brasil no cenário político e econômico mundial, se recusa a ver que quem lidera a lusofonia, hoje, somos nós: só na metrópole de São Paulo há mais falantes de português do que em toda a Europa! Defender o acordo de uniformização ortográfica é defender essa liderança.
Por outro lado, o acordo envolve muito mais questões de ordem econômica do que de efeito prático no uso da língua. O gasto com a atualização de livros e dicionários será grande e as mudanças não facilitam o entendimento da língua porque, além de serem mínimas, nenhuma língua precisa de acento gráfico, o falante nativo recupera a pronúncia.
O acordo está pronto para vigorar. Aliás, já vigorou. Portanto, as polêmicas são inevitáveis.


[1] Professora de Língua Portuguesa do Centro Universitário de Jaraguá do Sul – UNERJ e mestre em Linguística pela UFSC.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, sempre passarei para tirar dúvidas...
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Adorei o questionário me ajudou muito..
    Paula

    ResponderExcluir
  3. to estudando pra dois concursos e acertei 19 de 20 (só errei a 4)

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelo.

    Obrigada por ter acessado o nosso blog e vamos às explicações em relação à questão 4.

    Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pólo/polo e pêra/pera.

    Mas, atenção:

    1)Permanece o acento diferencial em pôde/pode.
    2)Permanece o acento diferencial em pôr/por.


    Marcelo, qualquer dúvida estou à disposição.

    um abraço

    Professora Helena

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Profª
    Qual a forma adequada de escrever a seguinte expressão:
    a) O rapaz está de camisa verde.
    b) O rapaz está com camisa verde.

    Obrigada,
    Heloise

    ResponderExcluir
  6. quantas reformas já houve anteriormente e onde (paises)? obrigada

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dayara.

    Nós já tivemos três reformas: a de 1943, a de 1971 e agora a de 2009.Todas envolvendo os países que falam Língua Portuguesa.

    abraços

    Helena

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Heloise.

    O correto é 'o rapaz está de camisa verde', pois em relação ao verbo 'estar' apenas usa-se a preposição 'com' quando se faz referência à saúde. Por exemplo: Pedro está com um forte resfriado.

    abraços

    Helena

    ResponderExcluir
  9. PROFª
    Deste exercício, fiz 10 questões e acertei 80% das questões.Mas,gostaria de saber, o que é: sinonímia, antonímia,homonímia,paronímia e polissemia.Pde me ajudar?
    Obrigada !!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    a questão (17) está correta, pois, apalavra é PARAQUEDAS E NÃO PARA-QUEDAS;a palavra foi quebrada no final da linha, então levou um traço e toda palavra que se quebra no final de linha tem q levar um traço para q possa continuar na próxima linha; para q a QUESTÃO fosse grafada como ERRADA, ela teria q estar escrita da seguinte maneira:PARA-
    -QUEDAS, com um TRAÇO no final da linha e um HÍFEM no começo da outra, ai sim, estaria ERRADA, porque estaria indicando q O HÍFEM NO COMEÇO DA LINHA ESTARIA SEPARANDO A PALAVRA!
    Tomara q eu esteja certa!

    ResponderExcluir
  11. olá, paraquedas se escreve junto agora, no livro "escrevendo pela nova ortografia" (Houaiss) diz que "são escritas aglutinadamente palavras em que o falante contemporâneo perdeu a noção de composição", portanto, PARAQUEDAS é junto.

    ResponderExcluir